Site Loader
Avenida Capitão Meleças, Nº 93 2615-099 Alverca

A Fisioterapia Ocular é uma área específica da fisioterapia que trabalha a relação entre visão e o equilíbrio postural e consiste no estímulo do globo ocular, através de terapia miofascial da componente muscular envolvente ao globo ocular e directamente relacionada com a visão e com os exercícios ortópticos, fortalecendo e alongando a musculatura ocular afectada.

Este tratamento pode ou não ser pós-cirúrgico e tem como objetivo: habilitação e/ou reabilitação dos músculos oculares e dos distúrbios visuais, melhoria do movimento ocular ou oculomotricidade, com o intuito de adquirir ou recuperar o equilíbrio e harmonia dos movimentos dos olhos, da postura, e da amplitude visual através da estimulação sensoriomotora, onde a sua aplicação pode contribuir para o aumento da qualidade de vida do paciente.

Este tipo de tratamento deve sempre ser indicado pelo Oftalmologista, quando durante a sua avaliação achar pertinente. 

A Fisioterapia Ocular utilizada alguns recursos, sendo eles: terapia manual ocular, barras de prismas, teste de visão em 3D, além de exercícios oculomotores realizados com régua de abertura, cordão de Brock, estimulação visual na baixa visão, técnicas de aprendizagem de novos métodos de comportamento visual, pleóptica (tratamento da ambliopia). Alguns exercícios mais simples podem ser incluídos na rotina do paciente, como indução do desenvolvimento de diferentes competências, adquiridas com o intuito de melhorar a função dos olhos, entre outros.

Os estudos mostram que as indicações mais frequentes para o diagnóstico dos distúrbios sensoriais e oculomotores com a fisioterapia ocular são: estrabismo, ambliopias, cansaço ocular laboral, disfunções nas vergências, paralisias transitórias e distúrbios visuais como sequela neurológica de encefalites, traumas cranioencefálicos, aneurismas cerebrais, tumor cerebral, diabetes mellitus e AVC.

No entanto, existem também estudos que indicam este tipo de abordagem em pacientes com: alterações posturais de causa visual, desvios latentes e intermitentes, pós-operatório de estrabismo com desvio residual, dificuldade de leitura e desempenho escolar insatisfatório associado à visão e astigmatismo recente e em menor escala casos crónicos.

A Fisioterapia Ocular também é indicada não apenas como tratamento de um problema, mas também para um cuidado preventivo da visão, de forma a prevenir o aparecimento de patologias oculares, ajudar a evitar dores de cabeça, reduzir o estresse visual, promover melhoria na concentração, relaxar os músculos dos olhos, melhorar a visão turva, a diplopia, o ardor, a produção excessiva de lágrimas e a dificuldade de concentração. Contribui também com a preservação da visão de pacientes com doenças neurológicas, miopia, estrabismo, nistagmo e presbiopia e em casos de fadiga ocular. 

Post Author: vivafisiosaude