Site Loader
Avenida Capitão Meleças, Nº 93 2615-099 Alverca

A reabilitação vestibular  ou Fisioterapia vestibular é uma área de intervenção especializada e não invasiva que, após avaliação e diagnóstico funcional, procura reduzir os sintomas e promover a adaptação e substituição das disfunções vestibulares primários e secundários. Baseia-se na neuroplasticidade do sistema nervoso central (SNC) e na utilização de exercícios para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal para reduzir quadros de vertigem, tonturas, instabilidade do olhar, desequilíbrio e quedas. A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada utente de acordo com a origem dos seus sintomas.

O correto funcionamento do sistema vestibular (cérebro, olhos, sistema muscular e orelha interna) é imprescindível para um equilíbrio eficaz. Permite-nos ter noção do nosso corpo no espaço e de, inconscientemente, nos adaptarmos às alterações do meio ambiente, assim, quando há uma alteração nesta capacidade de adaptação ocorrem os sintomas acima referidos.

A disfunção vestibular afecta ou impossibilita, por vezes, a execução de algumas tarefas domésticas e laborais de forma correcta, precisa e eficaz, sem estar a pensar sobre a dada tarefa.

As alterações na orelha interna tais como infeções, labirintite, neurite, doença de Meniére, Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB), também resultam numa alteração do equilíbrio apresentando sintomas como: vertigem, enxaquecas, alterações visuais (pontos, manchas, perda parcial visão), alterações auditivas.

O equilíbrio é a função que permite manter uma postura e a orientação correctas do corpo humano. Assim, as perturbações do equilíbrio, como a vertigem, tonturas e/ou desequilíbrio, são frequentemente associadas a estados de ansiedade, redução da capacidade funcional e possibilidade de quedas.

Qual o papel do fisioterapeuta?

Por ser um tratamento que necessita de exercícios customizados para cada caso, é papel do fisioterapeuta realizar uma análise detalhada sobre as limitações funcionais do paciente. Junto com testes físicos, perguntas sobre o cotidiano e atividades simples, deve elaborar um relatório para que então sejam definidas as manobras necessárias para que o quadro seja revertido.

Quando é que a reabilitação vestibular é indicada?

A reabilitação vestibular pode ser recomendada para um amplo espectro de condições, principalmente em pacientes que tiveram acometimento de funções e áreas relacionadas equilíbrio, como estruturas do labirinto ou do cerebelo, dentro do cérebro.   

  • Quadros de Neurite Vestibular (inflamação do nervo vestibular) em que não há remissão completa dos sintomas após o fim da infecção
  • Labirintite que deixam sequelas na função do labirinto, afetando o equilíbrio
  • AVC’s que tiveram comprometimento de estruturas do cérebro relacionadas ao equilíbrio
  • Síndrome de Ménière
  • Vertigens
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Desequilíbrio.

Post Author: vivafisiosaude