
A dor no joelho é das mais frequentes no organismo humano, esta afecta, quer idosos, tendo geralmente nestes origem degenerativa, quer os indivíduos jovens por norma devido a lesões traumáticas ou problemas de alinhamento da patela.
Uma dor constante no joelho é sintoma de que algo não está bem. Já noutras situações, a dor no joelho pode ser provocada apenas por uma situação pontual de sobrecarga de esforço. Nestes casos um período de repouso ou pausa desportiva podem ser suficientes para resolver o quadro.
Causas da dor no joelho
- Artrose do joelho (gonartrose) é uma das causas mais frequentes de dor nos joelhos. As alterações degenerativas da cartilagem do joelho originam um joelho “inchado”, devido à presença de derrame articular, dor crónica, de evolução lenta e de carácter mecânico(movimento) e crepitação articular (“estalos”).
- Lesão do menisco: dor interna, fina, repentina ou uma dor atrás quando o joelho dobra, são normalmente devidas a lesão do menisco. Neste quadro de dor no joelho, existem ainda sintomas como edema por derrame intra-articular, bloqueio do joelho ao movimento e quisto de baker.
- Entorse do joelho: pode ser um simples estiramento, rotura parcial ou uma rotura completa dos ligamentos colaterais, que resultam em dor com 2 localizações distintas: dor no joelho medial e dor no joelho lateral.
- Reumatismo: dor normalmente inserida num quadro em que o doente refere dores em múltiplas articulações.
- Síndrome rotuliano: Em situações extremas, a instabilidade rotuliana, pode resultar em luxação da rótula.
- Tendinites do joelho: originam normalmente dor na zona de inserção do tendão inflamado. Localizam-se, mais frequentemente, tendão patelar (abaixo da patela) e nos tendões da pata de ganso.
- Bursites do joelho: resultam, geralmente, de longos períodos de colocação dos joelhos no chão.
Dor no joelho em repouso
A dor no joelho em repouso resulta geralmente de patologia inflamatória ou infeciosa. A crise aguda de gota, tipicamente inflamatória, tem agravamento durante a noite e é independente da posição ou movimento. É uma situação frequente, mas muitas vezes esquecida, originando dor aguda e intensa, que se inicia sem fator desencadeante, com bastante calor local e, por vezes, rubor e tumefação por derrame.
A infeção do joelho (ou artrite séptica do joelho) tem um quadro local semelhante, mas acompanha-se de febre e alterações das análises ao sangue. É uma situação que obriga a intervenção cirúrgica urgente, para drenagem de pus, lavagem articular e identificação da bactéria responsável pelo quadro.
Dor no joelho na corrida
O síndrome da banda ileotibial é a causa de dor no joelho mais frequente em praticantes de corrida. Resulta, muitas vezes, de um insuficiente alongamento dos isquiotibiais e tensor da fáscia lata antes ou mesmo de uma escolha inadequada do tipo de calçado desportivo.
Quando ocorre um esforço extremo, a dor no joelho depois de correr pode significar algo mais grave como uma fratura de stress. Assim, em caso de persistência de dor após corrida que não melhore após repouso, a utilização de gelo e anti-inflamatórios deve efetuar consulta com o médico.
As tendinites rotulianas e da pata de ganso são também causas frequentes para dor de joelho na corrida.
Dor no joelho no ciclismo
Os praticantes de ciclismo, BTT, cicloturismo entre outras modalidades que utilizam a bicicleta são, muitas vezes, vítimas de dor intensa no joelho quando a utilização do aparelho extensor é elevado na intensidade e período de tempo, ocorrendo muitas vezes inflamação do tendão patelar e cartilagem da patela.
Dor no joelho ao subir escadas
A dor no joelho ao subir ou a descer escadas, à semelhança da dor no joelho a andar de bicicleta, está geralmente relacionado com patologia da cartilagem femuro-rotuliana, condromalácia, artrose, lesão osteocondral ou tendinite do tendão patelar.
Criança com dor no joelho
As causas mais frequentes de dor no joelho da criança são as chamadas dores de crescimento, os síndromes rotulianos e o chamado síndrome de Osgood Schlatter. Neste síndrome que ocorre geralmente entre os 10 e os 14 anos, em períodos de grande actividade desportiva e desenvolvimento muscular, a tracção exercida pelo tendão patelar sobre a tuberosidade da rótula, onde se insere, origina dor e edema local, condicionando redução da intensidade do treino.
Tratamento da dor no joelho
O tratamento da dor no joelho depende naturalmente da causa que está subjacente. De uma forma geral:
- Aplicar geloe tomar medicamentos anti inflamatórios permitem geralmente aliviar a dor no joelho. O repouso pode ser importante em situações de sobrecarga de esforço;
- A viscossuplementação com ácido hialurónico é útil no alívio da sintomatologia no joelho com artrose em estadíos iniciais;
- Fisioterapia
- Em determinadas situações e patologias a cirurgia é a alternativa de modo a tratar a patologia causadora das dores no joelho.
Prevenção da dor no joelho
Algumas medidas de carácter geral poderão ajudar a prevenir o aparecimento de dor no joelho:
- Reduzir o seu peso para evitar sobrecarga e, consequentemente, artrose do joelho;
- Fazer um bom aquecimento antes de iniciar os treinos desportivos e terminar sempre com alongamentos do quadricipite, isqueotibiais e gémeos;
- Aumente a intensidade da sua prática desportiva de forma muito progressiva;
- Utilize calçado adequado ao seu tipo de apoio e modalidade;
- Opte por pisos macios e com poucas irregularidades.