
O que é luxação do ombro?
O ombro é a articulação mais móvel do corpo, o que a torna a mais susceptível a luxação.
A luxação do ombro é uma lesão na qual ocorre perda do contacto e congruência entre as duas superfícies da articulação do ombro, ou seja, ocorre com a saída da cabeça do úmero da sua posição anatómica na articulação.
A luxação do ombro classifica-se em luxação anterior (para a frente), posterior (para trás), superior (para cima) ou inferior (para baixo), consoante a direcção de deslocação da cabeça do úmero. Designamos por subluxação do ombro quando esta perda de contacto não é total.
Mas é bastante importante referir que, a ocorrência de um primeiro episódio de luxação aumenta o risco de novos episódios de luxação (Luxação Recidivante do Ombro/Instabilidade do Ombro), independentemente da classificação da luxação ou subluxação.
O ombro é constituído por três ossos: escápula (omoplata), o úmero (osso do braço) e a clavícula. Existem também três articulações no ombro. Habitualmente, quando nos referimos à luxação do ombro estamos a referir-nos aquela que atinge a articulação glenoumeral (articulação entre a escápula e o úmero). No entanto, o ombro também inclui mais duas articulações acessórias, pelo que também pode ocorrer a luxação da acromioclavicular (articulação entre a escápula e a clavícula) ou luxação esternoclavicular (articulação entre o esterno e a clavícula).
Graus da luxação
De acordo com a gravidade e o grau de instabilidade, podem também ser classificadas em luxação do ombro grau 1, luxação do ombro grau 2 ou mesmo grau 3, consoante se trata de uma distensão, ruptura parcial ou ruptura ligamentar completa.
Mecanismos de lesão
Os mecanismos mais comuns são a queda e a actividade desportiva, quer por mecanismo de tração e torção da mesma.
Sintomas
Os sinais e sintomas que habitualmente ocorrem com a luxação do ombro são a dor, habitualmente muito intensa, o aparecimento de deformidade, o braço apresenta impotência funcional marcada, estando com as mobilidades bloqueadas na posição em que luxou.
O ombro luxado é uma situação complexa, que exige actuação médica imediata no sentido da reduzir (recolocar na posição anatómica original). A redução da luxação deve ser feita apenas por um médico, pois uma recolocação mal executado pode provocar lesões vasculares ou nervosas
Diagnóstico
O diagnóstico de luxação do ombro é feito pelo médico ortopedista e exige, por vezes, com recurso a um exame físico cuidadoso e de exames auxiliares como a radiografia (RX).
É ainda importante a realização da tomografia axial computorizada (TAC) para confirmar a existência de leões ósseas associadas, e ressonância magnética(RM) para melhor estudar as lesões de partes moles.
Tratamento
O tratamento consiste na redução do ombro e posterior imobilização do ombro luxado, na prescrição de anti-inflamatórios, na aplicação local de gelo e por fim, após retirar a imobilização e iniciar a fisioterapia.
Cirurgia
A cirurgia para estabilização do ombro (a operação de Bankart ou a de Latarjet), está indicada na luxação recidivante, após cuidadosamente ponderar os riscos e complicações que podem ocorrer.
A operação de Bankart consiste em fazer a reparação das estruturas danificadas pela luxação, o labrum e o ligamento gleno-umeral inferior, considerados os principais estabilizadores do ombro.
A operação de Latarjet consiste em formar um batente ósseo, fixando com 2 parafusos um pequeno enxerto transferido da coracóide e impedindo assim a luxação da cabeça.
Prevenção
A prevenção das lesões passa por efetuar exercícios específicos de reforço dos rotadores, combinada com treino propriocetivo. É também importante, a consciencialização do doente sobre as posições do membro superior que favorecem a luxação e que, por isso, deverá evitar.