
O que é?
A gonartrose (artrose dos joelhos) é a artrose mais comum, esta artrose do joelho corresponde a um desgaste da articulação do joelho, com perda progressiva da cartilagem, aparecimento de osteófitos (“bicos de papagaio”), deformidade e derrame articular.
Pode ocorrer de forma primária, tipo mais frequente especialmente nas mulheres, ou secundária, decorrente de fraturas, lesões dos meniscos ou ligamentos, doenças reumáticas, etc.
Esta patologia ocorre principalmente em mulheres devido ao varo do joelho, este varismo promove a sobrecarga do compartimento medial do joelho (região interior).
Sintomas
A artrose do joelho está associada a dor e perda de função, tipicamente com diminuição da mobilidade, rigidez articulat matinal e limitação da capacidade de marcha, interferindo significativamente com a qualidade de vida nas fases mais avançadas. O joelho apresenta-se deformado e, frequentemente, com derrame articular (líquido).
Factores de risco
- Obesidade;
- Idosos;
- Sexo feminino;
- Lesão meniscal;
- Doença inflamatórias (artrite reumatoide);
- Doença hematológica (hemofilia, anemia falciforme);
- Desvio de eixo em varo e valgo;
- Fratura articular prévia;
- Doenças congênitas (Blount);
- Infecção prévia (artrite séptica).
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através de RX, podendo ser complementado pela Ressonância Magnética (RM).
Tratamento
Inicialmente o tratamento da gonartrose é conservador, com o recurso a anti-inflamatórios, analgésicos e a fisioterapia
A fisioterapia nestes casos tem como objetivo, o alivio da dor e da inflamação, o reforço muscular e o alongamento de algumas estruturas musculares, de forma a amenizar todos os sintomas pelo maior tempo possível.
Porém, nenhuma destas opções cura a patologia, tendo posteriormente de se recorrer à colocação de uma prótese