
A auriculoterapia consiste na estimulação mecânica de pontos especifícos do pavilhão auricular, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. No entanto, a auriculoterapia é um sistema independente da acupunctura e é considerada uma especialidade importante dentro da Medicina Tradicional Chinesa. A aplicação actual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das patologias através dos pontos auriculares, sendo um meio de diagnóstico em muitos casos, através da observação de alterações nestes pontos.
Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto da orelha representa um órgão específico do nosso corpo. Posto isto, quando estimulamos um ponto em concreto da nossa orelha, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.
Esta técnica permite o tratamento de patologias funcionais, neuróticas e psicóticas, como cefaleias, neurastenias, insónias, problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, psicológicos, como ansiedade ou depressão. Esta terapia pode ainda ser aplicada para tratamento da hipertensão, vertigens ou palpitações e dor.
É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceite pelos pacientes.
Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer a avaliação e diagnóstico para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.
Depois disso, o terapeuta seleciona os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita através da utilização de vários materiais, tais como:
- Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
- Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
- Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
- Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.
A estimulação de um ponto auricular pode ser manifestada de diversas formas pelo paciente, como por exemplo a sensação de corrente ou energia a percorrer o corpo, calor no pavilhão da orelha com reflecção em partes específicas do corpo. O paciente deve estimular as esferas ou sementes várias vezes ao dia, evitando molhar ou deslocar a semente/esfera. As esferas/sementes podem permanecer por um período máximo de sete dias, sendo necessário um período mínimo de 24 horas até refazer o tratamento.