Site Loader
Avenida Capitão Meleças, Nº 93 2615-099 Alverca

O ombro é constituído por várias articulações.

A articulação gleno-umeral tem como elementos estabilizadores estáticos os ligamentos e a cápsula articular. Como estabilizadores dinâmicos tem um conjunto de 4 músculos que se chama a coifa dos rotadores e que é constituída pelo sub escapular, supra espinhoso, infra espinhoso e redondo menor.

Entre o músculo supra espinhoso e o osso acromio existe uma bursa para diminuir o atrito (bursa sub acromial), esta bursa em conjunto com o tendão do músculo supra espinhoso são as estruturas mais lesadas neste conflito.

 

O síndrome de conflito subacromial é uma condição clínica, decorrente de mau posicionamento da articulação gleno-úmeral e/ou escápulo-torácica (entre a omoplata e o tórax), feito pelos músculos “estabilizadores” (coifa dos rotadores) e “mobilizadores” ( Deltoide e outros) destas duas articulações. Esta alteração leva à anteriorização e subida da cabeça  umeral que, durante os movimentos do ombro promove o pinçamento do tendão do supra espinhoso, entre o úmero e o acromio, nominado por conflito dinâmico.

Trata-se portanto de uma doença de origem “mecânica” que se complica, com fenómenos inflamatórios recorrentes. Estes fenómenos levam a lesões da coifa dos rotadores e da bursa subacromial.

O caráter evolutivo, condiciona tipos de abordagem e prognósticos diferentes. Assim o tratamento do síndrome de conflito subacromial, deve ter como base a sua causa e como objectivo, o reequilíbrio muscular que permita a recolocação da cabeça umeral em repouso e em movimento, eliminando assim o conflito.

O tratamento deste síndrome tem por base o recurso a anti-inflamatórios, fisioterapia e, se necessário, eventualmente uma infiltração na bursa sub acromial.

Se a fisioterapia não for eficaz o suficiente para conseguir fazer a reeducação postural e recolocação da cabeça umeral, torna-se necessário recorrer à cirurgia.

No pós-operatório é essêncial a realização de fisioterapia, sendo que, esta pode prolongar-se por 2 meses.

Post Author: vivafisiosaude