Dor no cóccix o que é?
A dor no cóccix, é um problema que atinge o osso do cóccix, que é um pequeno osso, o último da coluna vertebral, articulado ao sacro formando a articulação sacro-coccígea.
O Cóccix tem ligado a si vários ligamentos, responsáveis por manter a sua posição, e músculos, que ajudam na sua mobilidade.
Coccidínia: inflamação no cóccix
Coccidínia consiste na inflamação do cóccix e está associada a dor e sensibilidade na ponta do cóccix, entre os glúteos. A posição de sentado muitas vezes agrava a dor do cóccix.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes são:
- Dor e dificuldade ao sentar, levantar ou deitar de barriga para cima
- Inchaço, calor e ruborna região
- Se houver infecção, como no caso do quisto pilonidal, pode haver a presença de pus, podendo até irradiar a dor para os membros inferiores.
- Evacuar pode ser muito desconfortável, uma vez que há aumento de pressãosobre os ossos da região pélvica
- Dor e dificuldade em andar.
Causas
Existem factores directos e indirectos relacionados com a dor no cóccix, que quando identificados, podem facilitar os tratamentos e até evitar outros quadros mais graves.
- Espícula óssea no cóccix: As espículas são redes finas de fibras com depósitos calcificados que estão entrelaçados e só podem ser visualizadas em radiografias (Rx) de boa qualidade ou em exames como a TAC ou a Ressonância Magnética.
- Cóccix desalinhado: Caso o cóccix esteja rodado para um dos lados em vez de estar na linha média do corpo, pode surgir dor.
- Cóccix rígido: Quando nos sentamos, o cóccix faz um ligeira flexão. No entanto, se estiver rígido pode provocar dor.
- Problemas na região anal: Fissuras e hemorróidas podem desencadear a coccidínia.
- Tumor na região do cóccix: É muito raro mas pode ser uma causa de dor.
- Gravidez: Durante a gravidez a acção hormonal pode provocar fragilidade dos ligamentos da zona sacro-coccigea, o que aumenta a mobilidade do cóccix e o aparecimento de dor.
- Parto: No parto com necessidade de utilização de fórceps, a pressão no cóccix pode causar dor. Habitualmente, a dor no cóccix que surge após o parto normal pode ser originada por uma contusão óssea ou lesão no ligamento durante o parto.
- Lesões/traumas causados por queda acidental: a principal causa de dor no cóccix são traumas como por exemplo cair sentado. Isso pode provocar fracturas, torções ou luxações neste osso que podem ser difíceis de resolver. Após o traumatismo, a dor tende a melhorar com analgésicos e proteção local, porém em situações de fractura, a dor pode ter uma duração até um ano.
- Má postura: A dor pode surgir após viagens longas, períodos em que a pessoa ficou sentada durante muito tempo em locais desconfortáveis ou rígidos ou ainda depois da prática de exercício físico tendo em conta que o cóccix é um ponto importante de inserção de ligamentos e músculos.
- Hérnia discal: Pode desencadear-se a dor por problemas noutros locais, como por exemplo o desenvolvimento de uma hérnia discal na região lombar da coluna.
- Envelhecimento: À medida que vamos envelhecendo pode ocorrer o desgaste dos pequenos discos da cartilagem que ajudam a manter o cóccix na sua posição. A congruência dos ossos que constituem o cóccix pode aumentar, aumentando a pressão nesta estrutura provocando dor.
- Espasmos musculares: Algumas disfunções musculares podem provocar espasmos em determinados músculos na zona pélvica, provocando dor. Um deles é o anococcígeo, que está ligado ao cóccix.
- Úlceras de pressão: As úlceras de pressão ou escaras podem provocar dor e lesões graves na região do cóccix.
- Obesidade: As pessoas que estão acima do peso são mais propensas a problemas no cóccix.
- Quisto Sacrococcígeo ou Pilonidal: Corresponde a um processo inflamatório crónico que ocorre na região sacrococcígea, estando geralmente associado a uma bolsa anómala de pele preenchida com restos celulares, glândulas sebáceas e sudoríparas e pêlos. Quando está infectado, este quisto assume o aspeto de um abcesso com dor, rubor da pele, drenagem espontânea de sangue e pus através da pele com um odor fétido.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito pelo durante o exame clínico, no qual são recolhidas informações que ajudem a esclarecer a origem da dor, incluindo traumas, quistos, entre outros, e também são excluídas outras doenças sistémicas que podem causar a dor.
De forma a concluir o diagnóstico é ainda possivel recorrer à realização de uma Ressonância magnética (RM), uma Radiografia (Raio-X) ou a tomografia computadorizada (TAC).
Tratamentos
São vários os tratamentos que podem aliviar a dor no Cóccix, sendo o mais comum o recurso a tratamentos de fisioterapia, uma vez que, podem ajudar a diminuir a dor e a inflamação do cóccix, a relaxar, a melhorar a força muscular e a flexibilidade.
Contudo são ainda utilizados recursos como a acupuntura, devido a seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, pode ser usada no alívio das dores coccígeas; as compressas de gelo (efeito analgésico) ou mornas (efeito anti-inflamatório); a almofada para coccidínia; medicação; pilates, quando a dor no cóccix está associada a uma postura inadequada, além de fraqueza musculatur, o Pilates tende corrigir essa fraqueza e a postura em diversas situações do dia-a-dia; ou em último recurso a cirurgia, am casos, como lesões graves ou quisto pilonidal.
Prevenção
Podem ser seguidas algumas práticas úteis para prevenir a dor no cóccix, tais como:
- Ter uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para receber os nutrientes necessários;
- Utilizar calçado confortável para evitar a pressão na coluna e no cóccix;
- Escolher umcolchão que proporcione conforto, bom posicionamento e alívio da pressão na região do cóccix;
- Adotar uma postura correta e adequada ao sentar-se e deitar-se;
- Evitar ficar sentado durante longos períodos de tempo, e se isso não for possível, evitar a pressão no cóccix recorrendo à utilização de uma almofada ortopédica;
- Fazer exercício físico e alongamentos regularmente ajuda a aumentar a força muscular e a melhorar a flexibilidade que são essenciais na prevenção da dor no cóccix.
