Durante o período de gravidez, cerca de 50% das grávidas sentem dores intensas na coluna. O principal motivo para o aparecimento destas dores é a mudança da postura. A região anterior ganha o peso da barriga, mudando o centro de gravidade da grávida. O aumento de peso corporal também pode influenciar este desconforto na região lombar.
Com este aumento súbito de peso, se os músculos estabilizadores da coluna não tiverem um trabalho eficaz devido a fraqueza muscular, podem favorecer o aparecimento de osteófitos (“bicos de papagaio”), levando ao desenvolvimento de hérnia discal. A grávida não terá uma hérnia discal devido à gravidez, no entanto perante o aparecimento de uma hérnia durante este período será, certamente, consequência de um processo degenerativo prévio.
O recomendado é a mulher preparar-se antes da gravidez, principalmente com pilates clínico e exercícios de estabilização lombar e abdominal.
As mulheres com historial de dor nas costas antes de engravidar, têm maior probabilidade de sofrerem o agravamento deste tipo de problemas e virem a desenvolver uma hérnia discal.
Desta forma, como estratégia de tratamento, deve fazer-se o fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna lombar, que vão garantir a manutenção das curvaturas normais da coluna. Os músculos pélvicos também devem ser trabalhados e fortalecidos de forma a evitar-se o prolapso, a flacidez e a incontinência urinária.
