As grávidas podem ter um parto vaginal ou um parto cirúrgico por cesariana, mas o objetivo final de ambos os métodos de parto será sempre dar à luz com segurança um bebé saudável.
Em alguns casos, as cesarianas são planeadas por motivos médicos que tornam o parto vaginal muito arriscado. Contudo, por vezes, a decisão do obstetra de realizar uma cesariana não é planeada e é feita por motivos de emergência porque a saúde da mãe, do bebé ou de ambos está em risco.
A opção da cesariana não deve ter por base apenas o conforto e a organização da agenda médica, pois o parto vaginal tem efeitos benéficos para o bebé, pois o muco vaginal irá conferir um factor protectivo imunológico para o bebé. Obviamente que perante algumas situações de risco ou urgência a cesariana será sempre preferencial, de forma a manter a segurança para a mãe e parra o bebé.
A manutenção da mobilidade pélvica através do treino no pré parto poderá ser um factor decisivo para a decisão da realização do parto vaginal e será um dos grande responsáveis para que o parto ocorra sem complicações, pela mobilidade eficaz da bacia da mãe.
