
O que é o menisco?
O menisco é uma cartilagem responsável pelo amortecimento do joelho. Cada joelho tem dois meniscos: um medial (na parte interna) e um lateral (na parte externa). A lesão do menisco pode ocorrer independentemente da idade ou sedentarismo.
A maior parte das lesões ocorre a partir dos 40 anos, este facto verifica-se pelo grau de desgaste do avançar da idade, tornando-os mais frágeis. Em pessoas mais jovens, estas lesões podem ocorrer após traumas de maior energia e geralmente associadas a outras lesões, como a ruptura do ligamento cruzado anterior.
Mecanismo de ruptura do menisco
- Lesões traumáticas: os pacientes apresentam dor que se inicia logo após um trauma. A dor é pontual, bem localizada no local da lesão. Eventualmente o joelho pode ficar bloqueado, e o paciente não conseguirá realizar o movimento normal na articulação;
- Lesões degenerativas: estão associadas ao desgaste articular. Não há história de trauma ou, eventualmente, há um trauma mínimo. A dor pode se iniciar, por exemplo, ao sair do carro ou descer escadas.
Curiosamente, as grandes maiorias destas lesões ficam num espectro intermediário, com características de uma lesão traumática, mas também de uma lesão degenerativa.
Sintomatologia
A ruptura do menisco é dos problemas mais frequentes do joelho e é geralmente uma lesão dolorosa e limitante. Este lesão apresenta-se através de dor no joelho, inchaço, sensação de “estalo” durante a lesão, dificuldade em dobrar e fazer a extensão da perna e tendência para o joelho ficar “preso” ou bloqueado.
No início da lesão a dor pode ser suportável, mas tende a gravar-se com o tempo, acompanhando o agravamento da inflamação.
Diagnóstico
Para diagnosticar uma ruptura do menisco é realizado o exame médico da zona afetada com testes específicos para a verificação da integridade dos meniscos, sendo necessário frequentemente a realização de uma ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico.
Tratamento da lesão de menisco
As lesões traumáticas costumam ser tratadas cirurgicamente, por menistectomia ou sutura de menisco. Já as lesões degenerativas normalmente devem ser manejadas sem cirurgia, com o objectivo de melhorar a dor no joelho, e não a cicatrização dos meniscos.
Como é a reabilitação após a cirurgia da lesão do menisco?
Geralmente, após a meniscectomia, a recuperação envolve uma semana de apoio com muletas. No caso da sutura do menisco, a recuperação é bem mais prolongada com uso de muletas por 4 a 6 semanas, e o retorno ao desporto aproximadamente após quatro meses.
Como prevenir?
Esta lesão é extremamente difícil de evitar, pois geralmente resultam de um acidente. Mas há algumas precauções que podem diminuir os riscos de uma lesão no joelho:
- Manter os músculos da coxa fortes com exercícios regulares
- Fazer exercícios de aquecimento antes de praticar desporto
- Descansar entre os treinos
- Usar sapatos com suporte suficiente e que se adaptam ao pé corretamente
- Manter a flexibilidade
- Aumentar a intensidade dos treinos progressivamente