
O enfarte e a ansiedade têm sintomas semelhantes que podem causar alguma confusão e sustos, aumentando o stress num momento de grande ansiedade.
À semelhança do ataque de coração, a ansiedade pode causar:
- dor no peito,
- formigueiro no corpo,
- Suoresfrios,
- enjoos,
- entre outros sintomas.
Mas apesar da semelhança dos sinais, é possível fazer a distinção entre o enfarte e a ansiedade, facilitando o diagnóstico inicial.
Normalmente o enfarte não causa alterações na respiração, a não ser que provoque um ataque de ansiedade. Os sintomas do enfarte são agudos, com uma dor que transmite sensação de pressão ou aperto, irradiando para outras zonas do corpo.
Esta sensação não se altera, mesmo quando existe descanso. O tempo médio de duração de um ataque de coração varia entre 5 e 20 minutos, com os sintomas a poderem piorar gradualmente durante várias horas.
Apesar da dor causada pela crise de ansiedade ser localizada no peito, não existe a sensação de pressão verificada no enfarte. Outra das grandes diferenças entre as crises de ansiedade e o enfarte do miocárdio é o tempo de duração da sintomatologia, pois a crise de ansiedade dura entre 10 a 20 minutos após o início, enquanto os sintomas do enfarte se podem prolongar durante várias horas.
No caso da crise de ansiedade verifica-se ainda a presensa de depressão e alterações de humor, na sua pré-crise.
Reforçamos, no entanto, que mesmo acreditando que está a ter um ataque de ansiedade, deve procurar aconselhamento médico, para que seja excluida a hipótese da existência de um problema no cardíaco.