
O que é a cãibra?
A maioria dos nossos grandes grupamentos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, denomina-se por espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de cãibra.
A cãibra é, portanto, uma contração muscular súbita, não intencional, bastante dolorosa e que pode durar de alguns segundos até vários minutos.
As cãibras musculares são extremamente comuns e ocorrem mais em adultos do que em crianças, chegando mesmo a tornar-se cada vez mais frequentes à medida que o indivíduo envelhece.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações, mas os mais comuns são os da perna, da coxa, dos pés, das mãos, do pescoço e do abdómen.
Causas
Acredita-se que a causa básica da cãibra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos é mais comum nas seguintes situações:
- Atividade física intensa
- Desidratação
- Alterações hidreletrolíticas, principalmentea diminuição de cálcio e magnésio.
- Gravidez (devido aos baixos níveis de magnésio; aoganho de peso adicional, que sobrecarrega os músculos das pernas; por alterações na circulação sanguínea e no aporte de sangue aos músculos; ou por pressão do bebé sobre os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pelo aporte das pernas) .
- Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).
- Alterações metabólicascomo diabetes, hipotiróidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
- Doenças neurológicas, como doença de Parkinson, doenças do neurónio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias)
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas
- Longos períodos de inatividade em posição inadequada
- Alterações estruturais, como o pé chato e a hiperextensão do joelho.
- Hemodiálise.
- Cirrose hepática.
- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
- Anemia
- Medicação
Cãibras noturnas nas pernas
Cãibras noturnas são extremamente comuns, estas aparecem durante o sono de forma súbita e acometem tipicamente os músculos dos membros inferiores, geralmente pé, coxa ou perna.
As contrações duram de segundos a vários minutos, e são aliviadas por um alongamento dos músculos afetados. A grande maioria das vezes a origem destas cãibras é medicamentosa, sendo importante verificar se o doente toma anti-hipertensivos, diuréticos e medicação para o colesterol.
Tratamento
A forma mais eficaz para combater as cãibras é alongar o músculo afectado até que a sintomatologia passe na totalidade.
Como as posso evitar?
Para se evitar as cãibras é importante realizar alongamentos diários, em atletas ou sedentários, realizar uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercício físico em dias de maior calor.