
O que é?
O enfisema pulmonar é uma patologia na qual os alvéolos (pequenos sacos de ar localizados nos pulmões, no quais onde ocorrem as trocas gasosas durante a respiração) vão sendo gradualmente destruídos, reduzindo a superfície disponível para trocas gasosas e, portanto, diminuindo a quantidade de oxigénio que é transportado para o sangue, o que dificulta a respiração.
Sintomas
O enfisema pulmonar é uma condição clínica na qual pode haver inexistência de sintomatologia durante vários anos, no entanto a sintomatologia que lhe é caracteristica é a seguinte:
- Dificuldade respiratória, que se vai instalando de modo gradual.Inicialmente ocorre apenas após a realização de esforço físico e, nas fases mais avançadas, presente mesmo em repouso;
- Respiração ruidosa, podendo ocorrer pieira;
- As unhas e os lábios tendem a adquirir uma coloração azulada ou acinzentada, o que traduz a dificuldade de oxigenação das extremidades do corpo;
- Dificuldade de concentração;
- Aumento da frequência cardíaca, dado o esforço que o coração realiza para tentar compensar o menor transporte de oxigénio;
- Perda de peso associada, embora numa fase avançada da condição possa ocorrer aumento do mesmo devido àinatividade que a doença obriga.
Na ausência de tratamento, o enfisema pode progredir para um colapso pulmonar, infecções respiratórias ou problemas cardíacos.
Causas
O enfisema é uma das formas de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e tem como principal causa o tabaco.
Esta patologia atinge em especial individuos entre os 35 e os 69 anos, sobretudo homens.
Apesar do tabaco ser o grande factor de risco associada a esta condição, é importante referir que o fumo passivo é também um factor de risco.
Existem outras substâncias que podem causar enfisema pulmonar, como a inalação de estupefacientes, a poluição do meio ambiente, o pó da sílica e do alcatrão e alguns fumos industriais.
Há ainda uma forma hereditária desta doença, resultante da ausência de uma proteína que protege as estruturas elásticas dos pulmões.
Diagnóstico
O diagnóstico desta patologia é feito com base na radiografia torácica ou uma TAC pulmonar, testes laboratoriais que avaliam os níveis de oxigénio e de dióxido de carbono no sangue e testes da função pulmonar que determinam o grau de compromisso dos pulmões do paciente com enfisema.
Tratamento
O tratamento para o enfisema pulmonar não tem a cura como objectivo, uma vez que não reversão para as alterações da estrutura pulmonar, o seu foco é aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença.
Este é adequado a cada utente e pode incluir medicamentos que ajudam a reduzir ou parar o consumo de tabaco, broncodilatadores que melhoram a respiração ou inaladores com corticoides que permitem uma respiração mais fácil.
Para além dos fármacos, recorre-se a fisioterapia para iniciar o processo de reabilitação pulmonar, onde se aprendem exercícios respiratórios que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e se definem estratégias nutricionais que ajudem a reduzir o peso, sempre que tal for necessário.
A cirurgia está indicada em casos mais graves e possibilita a remoção do tecido pulmonar danificado. O transplante é a solução de último recurso quando as outras opções não foram eficazes.
Prevenção
- Prática regular de exercício físico,pois permite aumentar a capacidade pulmonar;
- Não fumar;
- Evitar o ar frio, que provoca espasmo dos brônquios, agravando a dificuldade respiratória;
- Especial atenção às infeções respiratórias.