Site Loader
Avenida Capitão Meleças, Nº 93 2615-099 Alverca

O que é?

A sacroileíte é uma patologia inflamatória nas articulações sacroilíacas, que correspondem à junção articular entre o sacro e o ilíaco.

Este tipo de lesão pode desencadear uma dor lombar incapacitante. 

Sintomas

Na sacroileíte, pode ocorrer o desencadeamento de um processo inflamatório local caracterizado por dor, que se pode estender desde a região lombar até à coxa e perna, com rigidez e diminuição da amplitude de movimento. 

Essa dor pode ainda irradiar para a virilha e pés, agrava-se com a permanência de pé durante longos períodos de tempo, pelo desequilíbrio de peso nas duas pernas, a subida de escadas e a corrida.

Os sintomas desta condição clínica podem ainda conter a dificuldade em respirar, deformações da coluna, infecções pulmonares e problemas cardíacos, quando associada a a doenças reumáticas como a espondilite anquilosante.

Causas

A sacroileíte pode ocorrer por diversas causas, como:

·        Pós cirúrgico da coluna

·        Doenças reumáticas (espondilite anquilosante ou a osteoartrite)

·        Processos infecciosos.

·        A sobrecarga cíclica sobre os membros inferiores transmitida para a região pélvica durante a prática de desportos de impacto e de longa duração (corrida de fundo). 

·        Traumatismo com impacto súbito, como um acidente de viação ou uma queda.

·        Durante a gravidez, a articulação sacroilíaca tende a relaxar e a distender-se, gerando sobrecarga.

·        Excesso de peso aumenta.

Diagnóstico

A sacroileíte pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que pode ser confundida com outras causas de dor lombar.

O diagnóstico é realizado através do exame físico, da história clínica do paciente e de exames de imagem como a radiografia simples, a tomografia computorizada ou a ressonância magnética.

Tratamento 

O tipo de tratamento dependerá da gravidade dos sintomas e da causa da sacroileíte.

Inicialmente o tratamento é conservador e envolve medidas fisioterapêuticas, o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, repouso, exercícios de fortalecimento muscular localizado e, em casos específicos ou de incapacidade de melhoria, a cirurgia.

Ao tratamento conservador é ainda possível incluir as infiltrações de corticóides na articulação afectada e o uso de radiofrequência para destruir o nervo que causa a dor.

Prevenção 

A presença de sacroileíte não é impeditiva para a prática desportiva, porém é importante saber quais os exercícios mais adequados e quais devem ser evitados. 

É imprescindível um bom aquecimento durante 5 a 10 minutos antes da prática de desporto, bem como a realização de exercícios de extensão e de baixo impacto, como natação, a marcha em passadeira ou em elíptica e a hidroginástica.

Post Author: vivafisiosaude