Site Loader
Avenida Capitão Meleças, Nº 93 2615-099 Alverca

A manipulação vertebral é uma das técnicas da terapia manual mais procuradas e que maior impacto causa junto dos pacientes, pois é uma ferramenta de intervenção eficaz, com resultados de forma quase imediata mas, ao mesmo tempo, prolongada, quando combinada com as técnicas certas.. Contudo, para atingir todo o seu potencial, esta ferramenta terapêutica deve ser aplicada tendo por base uma avaliação adequada, assim como deve estar integrada num programa de intervenção estruturado.

Habitualmente é utilizada como complemento a outros recursos terapêuticos, o que permite obter resultados mais rápidos e eficazes no alívio da dor, juntamente com o restauro da amplitude e mobilidade articular, contudo, a chave para uma manipulação bem-sucedida reside, entre vários aspetos, na noção da biomecânica da estrutura em causa.

Posto isto, toda a parte postural é essencial ao nosso estado de equilíbrio, sendo que há três linhas de força que contribuem para a manutenção do nosso equilíbrio.

Porém, para uma manipulação bem-sucedida é necessário conhecer a biomecânica da estrutura em causa. No caso da coluna vertebral é fundamental compreender que a coluna deverá ter a capacidade de ser tão flexível como rígida, sendo ela uma estrutura não só de proteção como também de movimento.

A Manipulação Articular é uma técnica de Terapia Manual, na qual se realiza um movimento totalmente passivo, dentro das amplitudes articulares anatómicas – este movimento é realizado com grande velocidade e com uma curta amplitude, ou seja, com movimentos muito curtos para aumentar a segurança da técnica.

O objetivo inicial da Manipulação Articular será restituir a mobilidade articular, quando uma articulação está em disfunção, ou seja, quando se considera que há uma perda de mobilidade na articulação.

Serão as técnicas de thrust, as mais conhecidas técnicas de manipulação vertebral, indicadas em qualquer situação? Assim como a aplicação de qualquer outra técnica, é essencial que a realização de uma manipulação seja precedida por uma avaliação adequada, assim como esteja integrada num programa de intervenção estruturado.

Da Manipulação Articular resulta:

  • Relaxamento muscular e redução da dor por mecanismos neurológicos: estimula os recetores articulares que, de forma reflexa, relaxam a musculatura peri-articular;
  • Aumento da amplitude de movimentono segmento manipulado, aumentando o espaço articular;
  • Ajuste da mobilidade na coluna vertebral, que pode levar a uma modulação do Sistema Nervoso Autónomopromovendo efeitos hemodinâmicos na frequência cardíaca e pressão arterial.

São várias as condições que contraindicam a manipulação com thrust.

  • Hérnia discal
  • Neoplasias
  • Artrites, doenças reumáticas, osteomielite ou tuberculose óssea
  • Fratura
  • Articulação submetida a fixação interna

Post Author: vivafisiosaude